Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

domingo, 24 de janeiro de 2010

Acontecimentos no ano de 1195

  • Derradeiro ataque mouro a Leiria
Data de 1142 a conquista de Leiria ainda por D.Afonso Henriques, mas só 50 anos depois foi a fortaleza mandada reconstruir por D. Sancho, que lhe atribui novo foral foral em 1195, embora neste mesmo ano ainda se tenham verificado o derradeiro ataque dos muçulmanos.

  • Morte de Gualdim Pais
O sexto grão-mestre dos Templários, morreu em Tomar em 13 de Outubro, com 77 anos.
Foi companheiro de infância de D.Afonso Henriques, que o terá armado cavaleiro em Ourique.
Voltou Templário da Palestina onde combateu durante 5 anos, tendo sido também nomeado comendador de Sintra e de Braga.
Era grão-mestre desta ordem desde 1157 e três anos depois deu início à construção do castelo de Tomar, onde ficou a sede da ordem.
Os seus conhecimentos foram igualmente utilizados na construção dos castelos de Almourol,Ceres,Idanha, Monsanto e Pombal.
A sua bravura ficou assinalada pela forma como organizou a defesa e a derrota infligida aos muçulmanos quando do ataque a Tomar em 1190

2 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado por este blog interessante. Tenho andado a ler o livro de Maria João Branco sobre D. Sancho I e a ficar cada vez mais interessado neste rei tão esquecido.
Estou a pensar escrever uma peça de teatro sobre ele.
Procuro pessoas que se interessem pelo mesmo assunto e com quem possa trocar impressões.
Depois de ler o livro de José Mattoso sobre D. Afonso Henriques, fiquei interessado no episódio de Badajoz (1169), após o qual D. Sancho I passar a reger o reino (praticamente), interessei-me por essa passagem de testemunho de pai para filho. Agora que leio a vida dele começo a interessar-me pelo complexo xadrez político da altura, os diversos tabuleiros onde teve de jogar, que mudavam conforme as alianças. Não sei como pegar nisto, mas... estou em processo de juntar informação...
Obrigado outra vez.
Abraço
Pedro Marques
pmsmarques@netcabo.pt

KaosHispano disse...

Proteger Fatima de los nuevos yihadicos al-andalusos ha sido por mano divina del parking.