Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 4 de março de 2008

Acontecimentos no ano de 1199


  • Escaramuças com Afonso IX

O casamento em 1197 entre Afonso IX de Leão com Berengária de Castela libertou o rei leonês de preocupações bélicas com esse reino ao mesmo tempo que lhe permitiu virar as suas atenções para terras do seu ex-sogro Sancho I.

Muitas escaramuças aconteceram nomeadamente na zona de Trás-os Montes e nas Beiras. Foram inúmeras mas infelizmente mal documentadas, mas tendo ainda como pano de fundo para esse conflitos o dote de Teresa Sanches.

Em 1199 é facto confirmado escaramuças na zona de Pinhel, em Ervas Tenras, ainda hoje a mais pequena freguesia do concelho de Pinhel, que entrou na História por essa batalha pela morte nela de cavaleiros dos mais ilustres de Portugal.

Para além das questões militares propriamente ditas, que assolavam a Península, também outras questões não menos graves geravam preocupação ao Vaticano. O litígio entre Braga e Compostela e o bispo de Coimbra e Santa Cruz continuavam longe de acalmar.

Em Março de 1199, Inocêncio III, lança sobre Afonso IX uma dura sentença, relacionada com o seu novo casamento incestuoso o que diga-se era difícil de não acontecer com matrimónios entre reinos Peninsulares dada a proximidade que dum modo ou outro sempre acontecia.

  • Novembro,26-Atribuição do foral a Guarda
O rio Côa parecia demarcar-se como a fronteira política entre os reinos de Leão e Portugal, mas a ocupação da sua margem ocidental era muito menos significativa, apesar dos esforços dos cavaleiros de S. Julião de Pereiro e do mosteiro cisterciense de Santa Maria de Aguiar.

Sancho I procura resolver o problema. Promove então uma decidida acção de repovoamento e organização social do território, primeiro a partir da Guarda, a que entrega foral em 1199, e depois eleva a bispado com a transferência da diocese egitaniense para este centro urbano, e poucos anos depois com a criação do concelho de Pinhel, em 1209, que directamente afronta o de Castelo Rodrigo.

  • Chegada a Portugal uma embaixada inglesa para pedir a mão de uma infanta portuguesa, para casar com o rei João sem Terra.

Sem comentários: