Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Silvestre Godinho-Arcebispo de Braga-1175

A morte de D.João Peculiar em Dezembro de 1175, complementaria o quadro das alterações institucionais que decorreram no tempo que se designa pós desastre de Badajoz.

Naturalmente que esta alteração no arcebispado de Braga não decorreu de nenhuma alteração política, antes consequência da ordem natural da vida.

D.João Peculiar foi então substituído pelo arcebispo Silvestre Godinho, que se iria manter nesse lugar até 1188, 2 anos depois da morte de D.Afonso Henriques razão porque coloco este evento no blogue do rei Sancho e não no de seu pai.

Anteriormente Godinho havia sido bispo de Viseu, não havendo muita informação a seu respeito, para além do seu apelido ser Soares e que tendo angariado reputação em Braga, tenho ido depois para Viseu antes de retornar às origens para assumir o arcebispado dessa cidade.

Certo é que após a sua nomeação, ter-se-á reaberto o processo do reconhecimento de Portugal como reino, na sequência da sua deslocação a Roma para confirmar a eleição (feita por D.Afonso Henriques) e receber o pálio *.

Diga-se também, porque Godinho representava um novo tipo de arcebispo, que não continha a carga que D.João Peculiar ao longo de 40 anos tinha gerado de rebeldia para com Roma, ao recusar sistematicamente em obedecer a Toledo.

A longa incapacidade física de D.João Peculiar também o afastava de Roma, portanto esta nomeação de Godinho e o casamento de D.Sancho com uma princesa duma das casas mais bem relacionadas com o Papado, pareciam poder abrir caminho para um processo de reconhecimento do reino de Portugal a mais curto prazo de tempo.

Não seria bem assim como se verá

*Pálio é uma espécie de colarinho de lã branca, são abençoados pelo Papa. Se um arcebispo é transferido para outra arquidiocese, deve pedir outro.É o símbolo de seu poder e da sua comunhão com a Igreja.


Sem comentários: