Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Concedido foral a Sesimbra(1201)



O Castelo, a mais antiga fortaleza de Sesimbra, está implantado no topo de um morro a norte da Vila, dominando toda a baía.

Esta notável obra militar dos Sarracenos, não disponibilizou até hoje nenhum artefacto que a permitisse datar a época da se sua edificação, só foram encontrados, neste morro alguns materiais pré-históricos e proto-históricos indicando a existência de ocupação anterior do mesmo.


Foi conquistado aos Mouros em 21 de Fevereiro de 1165, por D. Afonso Henriques e abandonado em Junho de 1189, devido á investida do Califado Almoada do Mirambolim Iacube então rei de Sevilha, que reconquistou Alcácer do Sal e prosseguindo até Sesimbra atacou o Castelo destruindo toda a sua estrutura defensiva até aos alicerces.

Só em 1200 foi possível ocorrer a tomada definitiva de Sesimbra, com a ajuda militar dos Cruzados Francos. O Monarca ordenou então a reconstrução desta praça forte, tendo-se destacado os amigos de D. Guilherme de Flandres, que se ofereceram para povoar e defender esta importante zona do litoral.

O novo Castelo delimitado pela antiga Alcáçova foi construído de acordo com as recentes técnicas militares do Gótico, tendo por ex-libris a torre de menagem ligada á muralha que passou a envolver a vila de então, tendo D. Sancho I atribuído o 1º Foral de Sesimbra em Agosto de 1201, confirmado em 1218 por D. Afonso II.

Créditos: Sesimbra-património

  • Abril,17-Bula religiosum Vitae-Inocêncio III decreta tomar os monges de Évora sob sua protecção.
Os freires da Ordem de Évora são detentores de vasto património, e o papa Inocêncio III, através da bula Religiosum vitae (17.04.1201), declara toma-los sob sua protecção.

Sem comentários: