Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 19 de junho de 2008

A morte de Fernando Afonso-Início duma longa crise

Os últimos anos do governo de D.Sancho I, não foram uns anos felizes, pelo contrário, marcados por inúmeros acontecimentos nefastos, incluídos num triângulo nefasto, más condições atmosféricas, más colheitas, fome e peste, agudizavam o que já não era propício a uma clima tranquilo, as tramas e conflitos políticos, por várias razões proveniente de conflitos de interesses, incluindo com a Igreja, como iremos ver adiante.

Problemas com a nobreza e com os eclesiásticos, não foram "descobertas" por D.Sancho, já vinham de longe e resultavam sempre que os reis ousam afirmar o seu poder. Não nasceram neste tempo, nem serão agora resolvidas, permanecerão no tempo dos seus filho e do seu neto.

Desde sempre a sombra de Fernando Afonso, irmão mais velho do rei, primeiro filho bastardo de D.Afonso Henriques com Chamoa Gomes. Sombra que pairara ao nível da própria sucessão, no tempo em que D:Afonso o chamaria para alferes-mor, mas que viria a afastar mais tarde da sua sucessão,.

Nos últimos tempos parece que essa sombra terá voltado a pairar, já que no ano de 1206, ao regressar a Portugal, depois de ter apresentado a sua demissão de grão-mestre da Ordem do Hospital por divergências com outros cavaleiros dessa Ordem. Rezam os cronistas do tempo que Fernando Afonso terá sido envenenado pelo caminho "por gente sua", ao que parece os freires de Úcles em Évora em 20 de Fevereiro de 1207

A historiadora Maria João Branco propõe que se deva encarar este regresso a casa de Fernando Afonso como uma primeira reacção ao agravamento da doença de Sancho (realmente nada lhe corria bem ) e ao papel proeminente que estava a ser dado ao filho Afonso primogénito. Talvez Fernando Afonso tenha considerado ter chegado a hora de fazer valer os seus direitos.

Tornara-se urgente pois o seu desaparecimento, facilmente dada a proximidade do rei quer com os referidos cavaleiro e Évora ou os do Hospital, seus apoiantes, poderem ter consumado o conveniente desaparecimento de Fernando Afonso.

Este foi pois o primeiro episódio duma conjunto de conflitos que se arrastariam até à morte do rei

Sem comentários: