Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sábado, 19 de novembro de 2011

Acontecimentos no ano de 1194

  • O edifício de Santos-o-Velho é concedido à Ordem de Santiago

A Ordem de Santiago desempenhou um papel activo na Reconquista cristã da Península, e concretamente na expulsão dos mouros do Algarve. A sua primeira sede em Portugal foi o Mosteiro de Santos-o-Velho, em Lisboa.

D. Sancho lega a igreja e as terras que a circundam à Ordem de Santiago de Espada que ali havia contruído alguns edifícios para a sua comunidade. À medida que a frente da reconquista se deslocava para o Sul, os cavaleiros da Ordem transferiam a sua sede para outro lado, para Alcácer-do-Sal e depois para Mértola.

O convento de Santos ficou então reservado às viúvas e às filhas dos cavaleiros de Santiago (que tinham a prerrogativa de poder casar). A mulher da mais alta nobreza encarregada de representar a comunidade foi chamada Comendadeira-mor.

A 5 de Setembro de 1490, as comendadeiras, levando consigo as relíquias dos três santos mártires, mudaram-se para um novo convento denominado Santos-o-Novo. O antigo mosteiro passou, então, a chamar-se Santos-o-Velho e foi alugado a Fernão Lourenço.

Com uma larga faixa de terreno na margem do Tejo e um local de atracagem privado, o sítio era ideal para a residência deste riquíssimo banqueiro e armador que foi um dos principais financiadores da aventura marítima portuguesa.

Nessa palácio está hoje instalada a embaixada de França

  • Naufrágio dum navio qe se dirigia a Bruges

Notícia de naufrágio de um navio português que se dirigia a Bruges, carregado de madeira, azeite e melaço. Confirma-se a intensidade das nossas relações comerciais com o norte da Europa.

Sem comentários: