Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sábado, 19 de novembro de 2011

Acontecimentos no ano de 1194

  • O edifício de Santos-o-Velho é concedido à Ordem de Santiago

A Ordem de Santiago desempenhou um papel activo na Reconquista cristã da Península, e concretamente na expulsão dos mouros do Algarve. A sua primeira sede em Portugal foi o Mosteiro de Santos-o-Velho, em Lisboa.

D. Sancho lega a igreja e as terras que a circundam à Ordem de Santiago de Espada que ali havia contruído alguns edifícios para a sua comunidade. À medida que a frente da reconquista se deslocava para o Sul, os cavaleiros da Ordem transferiam a sua sede para outro lado, para Alcácer-do-Sal e depois para Mértola.

O convento de Santos ficou então reservado às viúvas e às filhas dos cavaleiros de Santiago (que tinham a prerrogativa de poder casar). A mulher da mais alta nobreza encarregada de representar a comunidade foi chamada Comendadeira-mor.

A 5 de Setembro de 1490, as comendadeiras, levando consigo as relíquias dos três santos mártires, mudaram-se para um novo convento denominado Santos-o-Novo. O antigo mosteiro passou, então, a chamar-se Santos-o-Velho e foi alugado a Fernão Lourenço.

Com uma larga faixa de terreno na margem do Tejo e um local de atracagem privado, o sítio era ideal para a residência deste riquíssimo banqueiro e armador que foi um dos principais financiadores da aventura marítima portuguesa.

Nessa palácio está hoje instalada a embaixada de França

  • Naufrágio dum navio qe se dirigia a Bruges

Notícia de naufrágio de um navio português que se dirigia a Bruges, carregado de madeira, azeite e melaço. Confirma-se a intensidade das nossas relações comerciais com o norte da Europa.

1 comentário:

putugal - o merda MAIS grande no mundo! disse...

=========================================================
Abaixo o merda do putugal, o PIOR merda no mundo! Até os macacos não respeitam putugal. Putugal o nova provincia Espanhola proximamente :)
==========================================================
E putugal que do que? E o mesma merda e pior povo no mundo! E verdade e verdade amigos! Ler meu blog pa mais informaciao, obrigado amigos meus (L)(L)(L)

Ahhhh putugal, putugal, putugal! Sempre, sempre, sempre chorando e chorando e chorando e chorando por tudo, sempre! Tudo mundo sabe que putugal e o pior merda no mundo, tudos! E mais na palavra "luso' e uma invencao! Tudo nossa historia e fenotipo e Cigano e Arabe. Nao somos lusos. E mais, e melhor que tudo putugal sei uma provincia do Espanha e pronto!

E nao trabalhos, sempre ficar nas sopas dos pobres tudos dias. Putugal e em estado do merda e nao fix. E verdade e verdade amigos. Esperamos que um tipo de mudança positiva aconteça em Putugal, pois mais de 50% da população, por necessidade, tem que ir às sopas dos pobres para comer. E também, uma melhora no crescimento dos empregos, já que eles estão no país. Por esta razão, muitas pessoas já vão para suas ex-colônias para buscar uma vida melhor e não retornam. Putugal está realmente atolado na merda e ninguém quer fazer nada sobre o assunto. Eles preferem viver em mentiras, o que é isso?

Que opina amigos?