Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sábado, 20 de outubro de 2007

A aclamação

Com a morte de seu pai D.Afonso Henriques, em 6 de Dezembro de 1185, D.Sancho, com 31 anos, assume o trono de Portugal, sendo aclamado 3 dias depois, porque segundo a Chronicon Conimbricense estaria à data da morte de seu pai fora de Coimbra, só tendo regressado precisamente 3 dias depois.

Pareciam ser bons auspícios ser aclamado no dia de Santa Leocádia, uma santa de muita devoção na época, como mártir hispânica que dera nome à Basílica em Toledo, que era a sua padroeira, desde os tempos dos Reis visigóticos.

A questão herdada mais premente seria a vingança que se esperava não tardar, de Al-Mansur o temível filho do califa morto perto de Santarém.

Bons auspícios também advinham também de já ter acontecido o nascimento dum filho varão, preocupação sempre importante naqueles tempos, precisamente em 12 de Abril de 1185, ainda em vida de seu avô que recorde-se morreria em Dezembro desse mesmo ano.

Questão contudo controversa, já que alguns autores consideram que o futuro rei D.Afonso II, só viria a nascer em 1186, depois de seu pai ter sido coroado.

De qualquer forma, terá D.Sancho passado todo o mês de Dezembro em Coimbra, não havendo nota de despachos efectuados nesse período.

Sem comentários: