Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Acontecimentos no ano de 1186-(I)

Acontecimentos no ano de 1186

  • Doação ao bispo de Tui da Igreja de Macedo, para “reparar os males provocados pelo rei anterior, quando do cerco da cidade”.
Início do reinado, procurando organizar alguns aspectos "administrativos", bem como, típico dos reinados medievais, assentar as bases de entendimento com a Igreja.
Neste caso também havia a componente de "alivio de consciência", pela devastação da cidade galega nos finais da década de 70.
  • Abril,23-Nascimento de D.Afonso.
O futuro herdeiro da coroa, nasceu no dia de S.Jorge, um bom augúrio por ser um dos santos patronos da guerra. Foi o primeiro filho varão, antecedido pelo nascimento de 3 irmãs, duas delas que viriam a ser beatificada bem mais tarde no século XVIII.
  • Julho-Deslocação a Tomar em visita a Gualdim Pais que havia concluído a construção do Castelo, obra iniciada em 1160.
Em verdade não existe prova documental que tenha sido esse o motivo da visita de D.Sancho ou tentativa diplomática, de iniciar conversações sobre a divergência que existia entre a Ordem dos Templários e o bispo de Coimbra, sobre os direitos a receber pelas igrejas de Pombal, Redinha e Ega.

Resumidamente o litígio consistia no direito que o bispo de Coimbra achava assistir-lhe de receber parte dos rendimentos dessas igrejas, que os Templários que as tinham recebido como doação de D.Afonso Henriques se sentiam isentos desse pagamento.

A concessão de direitos sobre todas as igrejas da Covilhã ao bispo Martinho de Coimbra, que entretanto D.Sancho assinara, pareceu acontecer por compensação às perdas sobre os direitos das referidas igrejas.
  • Setembro,14-O arcebispo de Braga é convocado pela cúria romana para se apresentar em Tui, para apresentar provas a favor da sua causa no diferendo que opunha Braga a Compostela.
O arcebispo Godinho, alegou não poder comparecer porque tinha que "assistir ao rei" que se encontrava na extremidade do reino. O rei atestou a veracidade da argumentação, que foi aceite pelos juízes marcando nova audição para o dia 6 de Outubro, 3 semanas mais tarde
  • Outubro-O rei doa os castelos de Almada, Palmela e Alcácer do Sal aos cavaleiros de Santiago (Espatários)e ao bispo de Évora os regueng0s de Soveral, Avelal e Montijo.




Sem comentários: