Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Acontecimentos no ano de 1187


  • Rompimento de tréguas com os almóadas
  • Janeiro-Doação dos castelos de Alcanede, Alpedriz e Juromenha à ordem de Évora.
No primeiro dia de Outubro de 1886 o o rei doava aos bispos de Évora os reguengos de Soveral,Avelal e Montijo e depois em Janeiro deste ano os castelos acima referidos, com a indicação expressa "se deus mos conceder". O rei ainda nao conquistara esses castelos mas tinha a convicção que o conseguiria, para mais sabendo que com esta doação prévia, obteria o apoio desses cavaleiros a essa intenção.
Em Fevereiro deste ano, acrescentaria a este intento ao bispo de Évora o dízimo das portagens dessa cidade, como recompensa pelos serviços prestados.
  • Fevereiro,28-Nascimento do segundo filho varão- D.Pedro(5ºfilho)-viria a ser conde Urgel e rei das Baleares.
Nasceu em Coimbra o Infante D. Pedro, segundo filho varão de D. Sancho I que viria a ter uma vida aventurosa.

Após a morte do pai, lutou contra o irmão D. Afonso II em protesto de este não entregar os castelos e terras que eram de direito das irmãs, as Infantas D. Sancha e D. Teresa.

Em Marrocos, batalhou sob as ordens do emir e como recompensa dos feitos guerreiros, resgatou os corpos de cinco frades franciscanos “Os Santos Mártires de Marrocos” que receberam sepultura definitiva no Convento de Santa Cruz na cidade de Coimbra.

Casou em Barcelona, terra de nascimento de sua mãe D. Dulce, com a Condessa de Urgel.

Em 1230, o Rei de Aragão ofereceu-lhe o senhorio das ilhas de Maiorca e Minorca, com a possibilidade de ostentar o título de rei.Em 1236, D. Pedro embarcava para o Oriente em ajuda ao Império Latino de Constantinopla.

Regressado, mais uma vez, pôs os seus homens de armas e a sua experiência ao lado do sobrinho D. Afonso, futuro D. Afonso III, na sua contenda com D. Sancho II.

Faleceu em 1258.

Sem comentários: