Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Novas invasões almóadas

  • Maio-Primeira Invasão almóada mal sucedida
Naturalmente que a perda de Silves nos ano anterior, constituiu um duro golpe para os almóadas, não só pelo abalo no prestígio dos seus chefes, mas também pela importância estratégica de Silves no tráfego no estreito de Gibraltar.

Tendo desembarcado em Tarifa em 23 de Abril desse ano, o califa depois de assegurar da lealdade dos seus vassalos, procura reunir as condições necessárias, para desencadear um ataque formal à praça de Silves que havia sido perdida.

A estratégia passava também pelo estabelecimento de tréguas com os outros reinos cristão peninsulares, por forma a poder centrar toda a sua atenção e disponibilidade de forças nos seu objectivo principal.


Assim foram estabelecidas tréguas com Afonso VIII de Castela e com o reino de Leão, com quem foram estabelecidas pelo menos por dois anos.

Naturalmente que a facilidade com que Al-Mansur consegue este seu intento é demonstrativo da força dos seus exércitos, mas também e mais uma vez a fragilidade do conflito religioso, pelo menos no que às convicções bélicas dizia respeito.


A D.Sancho contudo não restavam alternativas, tinha de o defrontar.


Em Maio é desencadeado um ataque em três frentes,

uma força atacava Silves directamente, apoiado pela frota almóada.


A força comandada pelo próprio califa, acampa nas margens do Tejo, algures entre Santarém e Torres Novas, numa estratégia clara de impedir apoio a Silves vindo do norte.

Um terceiro exército entra pelo Alentejo, atacando violentamente os campos em torno de Évora. Finda essa tarefa juntar-se-ia ao exércitos do califa e junto atacariam Torres Novas.

O ataque a Torres Novas foi conseguido mas muito embora tenham poupado a vida às populações estas foram completamente saqueadas.

Conforme o planeamento inicial seguiram então os dois exército ao ataque à praça de Tomar.


Como era hábito na Península Ibérica, os primeiros ataques, são aos arredores devastando e pilhando tudo, para espalhar o desânimo e cortar toda a possibilidade de reabastecimento da praça sitiada.

A realidade é que o intento da conquista não foi obtido, por um lado a inexpugnabilidade das muralhas de Tomar, recentemente edificadas, a resposta dos cavaleiros de Gualdim Pais, que defendiam o seu castelo, a escassez de alimentos e um providencial ataque de desinteria nas forças muçulmanas, acabou por decidir a sorte desta primeira campanha a favor dos portugueses.


Al-Mansur também atacado pela epidemia, manda levantar o cerco ao mesmo tempo que ordena que se faça o mesmo no cerco montado em Silves.


Yacub al-Mansur regressa a Sevilha, sem nenhum dos objectivo do ataque conseguidos, segundo as fontes árabes, não tão doente como poderia supor-se.

Embora derrotado, foi montado um grande cenário para a sua chegada, muito pouco para o balanço da conquista de Torres Novas que era apenas um pequeno passo para o grande objectivo, da tomada de Silves e de Tomar.


Gualdim Pais os seus Templários e a providencial desinteria terão repetido o que já em 1184 havia derrotado pai de Yacub ás portas de Santarém, que no rescaldo viria a morrer.


Outros acontecimentos em Portugal
  • Nascimento de D. Mafalda, 9º filho de D.Sancho I( por volta de 1190).Foi rainha de Castela em 1214, sem consumar o matrimónio com D. Henrique, filho do rei D. Afonso VIII, que faleceu de acidente em 1217. Freira em Arouca, morreu em Rio Tinto (Amarante) a 1 de Maio de 1256; beatificada por breve papal de 27 de Junho de 1793.
Relembrando que a bula Manifestis probatum est significou o reconhecimento pelo papa Alexandre III dando a D.Afonso Henriques o título de rei, declarando que o tomava a ele e aos seus herdeiros sob a protecção da Santa Sé, considerando Portugal como um reino pertencente a São Pedro e prometendo-lhe auxílio papal.

Reafirmando agora a seu filho, de novo, os privilégios concedidos em 1179.

Pouco depois da conquista de Silves, equivalia a reconfirmá-lo no trono, reconhecendo a sua valia como Rei.


Clemente III, reforçou assim a autoridade de D.Sancho juntos dos seus súbditos e o seu prestígio entre os seus pares.



Sem comentários: